Olá, Seja Bem Vindo a Página de Como Criar Mini Pôneis. Aqui você encontra todas Informações e Curiosidades. Caso tenha mais alguma Dúvida, pode entrar em contato através de nosso Site ou WhatsApp. Estamos à disposição.

Instalações:
Os pôneis são pequenos animais rústicos e fortes. Pode-se criá-los soltos a campo apenas com capim, sal mineral, vermífugo e vacinas, como também em baias e cocheiras.

Alimentação:
Um pônei consome de 1 a 2 Kg de ração por dia, divididos em duas ou três refeições, 1 fardo e meio de capim por semana, sal mineral e água limpa.

Baias:
As baias podem ser juntas ou separadas, medindo 2,50 x 2,50 m; o piso deve ser de concreto ou tijolo e as camas das baias de serragem branca; os cochos devem ser de tijolos rebocados e queimados de cimento liso, com altura até a boca de 40 cm, com a profundidade de 20 cm, tendo 3 separações (20 cm para o sal, 40 cm para a ração e 40 cm para o capim), totalizando a largura de 1 m.

Altura:
A altura do mini pônei varia de 0,65 a 0,95 m e a do pônei varia de 0,95 a 1,10 m.

Reprodução
A reprodução ocorre naturalmente como a dos cavalos normais. O tempo médio de gestação de um mini-pônei é de 11 meses, em torno de 335 dias. E geralmente o parto ocorre de forma normal, sem maiores problemas.
O desmame dos pôneis deve acontecer dos 4 aos 6 meses de idade, sempre com outros potrinhos para amenizar o stress do animal. Inicia-se aí a doma do animal colocando-lhe o cabresto e escovando-o. Quando o animal atingir 2 anos, inicia-se o trabalho com a sela e, quando estiver bem domado, podemos oferecê-los as crianças.

Longevidade
Estima-se que viva e procrie até 30 anos em média.
Todo animal de pequeno ou grande porte merece respeito. Ensine o certo ao seu pônei e ele será um companheiro para seu filho. Nunca exija de seu pônei mais do que ele possa suportar. Entenda que ele lhe servirá de acordo com os limites de suas forças.

Higiene e Limpeza
Pode ser dado 1 a 2 vezes por semana, mas o ideal é 1 vez por semana. O ideal a ser utilizado é o Sabão de Coco para o corpo e pode ser utilizado Creme para Cabelos em sua crina e cauda.

Algumas Recomendações
- Ao arriar seu pônei verifique se não há nada debaixo da sela ou da manta que possa machucá-lo;
- Quando estiver usando sela ou charrete e parar, deixando o animal, amarre-o pelo cabo do cabresto no mourão ou numa cerca para evitar que ele saia em disparada, assustado por algum eventual barulho repentino, causando danos;
- Se o animal estiver se alimentando ou distraído, chame-o pelo nome para que ele note sua presença.